Como melhorar seu Currículo Lattes

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Currículo Lattes é o padrão para a academia brasileira, nele são indexadas e cruzadas as publicações acadêmicas da quase totalidade dos pesquisadores que atuam no Brasil. Construir um bom currículo é essencial para uma carreira acadêmica de sucesso.

 

  1. Filtre as informações do seu Currículo Lattes.

 

Um erro comum ao preencher o Lattes é enquadrar o máximo de informação possível em todas as categorias. Isso acaba resultando em um currículo cheio de informações irrelevantes ou desinteressantes. Por um lado, no início da sua carreira científica pode ser um diferencial algum estágio realizado na sua graduação ou um curso de idiomas, porém, conforme você for produzindo publicações com maior importância e relevância científica é uma boa técnica renovar seu currículo para filtrar as informações mais importantes dentro da sua carreira acadêmica.

 

  1. Seja objetivo

 

Seu currículo será acessado por instituições de ensino e outros pesquisadores. Seja objetivo nas informações apresentadas e sempre escreva do ponto de vista do seu empregador potencial. Selecione e organize as informações na sua descrição de uma forma a construir uma trajetória lógica pela sua carreira acadêmica e profissional, trazendo seus principais feitos científicos, como cursos de Mestrado, Doutorado, grandes projetos nos quais participou, ou empresas que fundou ou é sócio.

 

  1. Mantenha as informações atualizadas

 

Seu Lattes pode ser uma faca de dois gumes se não estiver atualizado. Um currículo atualizado demonstra seu comprometimento com a academia, enquanto um currículo desatualizado afasta oportunidades e indica desleixo. Cursos de pós-graduação dependem das publicações de seus corpos discentes e docentes para avaliações periódicas da CAPES, desta forma seu currículo deve refletir sua produção mais recente, permitindo que o departamento de pesquisa da instituição em que você atue preste contas à CAPES e suas publicações contribuam para a pontuação do curso.

 

  1. Existem dados que você deve omitir de seu currículo

 

Seu Currículo Lattes é um local para seus principais feitos acadêmicos. Embora possa parecer tentador incluir aquela sua premiação em um concurso de beleza (acredite, isso acontece com frequência), ela não apenas é irrelevante para a sua vida acadêmica como pode prejudicar a imagem que seus colegas terão de você.

 

  1. Foque em títulos que são importantes para a CAPES

 

A CAPES avalia uma série de dados dos corpos docentes e discentes dos cursos de pós-graduação para atribuir a nota do curso. Foque em produção científica que melhore a pontuação do seu curso ou torne seu currículo atraente para Instituições de Ensino procurando pesquisadores. Essas informações incluem revistas na classificação Qualis A e B, livros publicados por editoras Acadêmicas, cursos de Mestrado e Doutorado, participação em bancas, dentre outras.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *